MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA VIAJAR TRANQUILO

As viagens estão timidamente voltando a fazer parte do dia a dia das pessoas e as cias aéreas têm adotado medidas de segurança para garantir o bem-estar dos passageiros e da tripulação a fim de que todos possam viajar com tranquilidade.

As principais medidas adotadas se iniciam com o uso obrigatório de máscaras nos voos e a limpeza reforçada nas aeronaves. A seguir, relacionaremos abaixo um apanhado de ações de prevenção e higiene divulgadas nos comunicados e sites de várias companhias.

Antes de viajar, contudo, sempre busque verificar se ocorreram atualizações ou alterações nas medidas, afinal, com a incerteza que vivemos, algumas ações podem ter sido alteradas ou atualizadas.

Separei algumas das principais medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus, de acordo com as informações da ANAC:

  • Máscaras Faciais: utilize sempre, bem como limpar as mãos com álcool gel frequentemente;
  • Check-in: tente sempre fazer em casa, pelo computador ou pelos apps das cias aéreas;
  • Embarque: mantenha sempre o distanciamento mínimo entre os passageiros;
  • Durante o voo: utilize sempre álcool gel para transitar no corredor e/ou banheiros;
  • Desembarque: aguarde a fileira da sua frente levantar e sair para evitar aglomerações no corredor.

As companhias aéreas têm intensificado as medidas de segurança para garantir o bem-estar dos passageiros e da tripulação. A seguir, algumas informações divulgadas nos comunicados e sites de várias companhias. Antes de viajar, porém, é importante sempre checar as informações, que podem ter sido alteradas ou atualizadas.

medidas de segurança para viajar tranquilo

Abaixo fazemos uma relação das principais medidas de segurança para você viajar tranquilo:

SERVIÇO DE BORDO

A simplificação e redução tem sido adotada durante os voos para reduzir o contato entre passageiros e tripulantes. Algumas cias retiraram o serviço de bordo para voos com duração menor e nos voos de maior duração adotaram o uso somente de materiais descartáveis. Em outros casos, temos cias que somente oferecem sanduíches, snacks e bebidas mediante solicitação. Antes de viajar, verifique com sua cia quais medidas estão em vigor.


QUALIDADE DO AR NA CABINE

Como informa a TAP – Air Portugal, os aviões estão equipados com um sistema de reciclagem do ar vertical, que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/3 minutos, vinte vezes por hora.

Esse sistema, garante ar fresco em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade. A TAP também explica o funcionamento dos filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), idênticos aos utilizados nas salas de cirurgia, que conseguem extrair até 99,999% dos menores vírus, incluindo vírus com apenas 0,01 micrômetro – os vírus da família coronavírus têm uma dimensão entre 0,08 e 0,16 micrômetro.

Sobre a higienização dos produtos, a Turkish Airlines informa que todos os cobertores, lençóis, capas do encosto de cabeça e fones de ouvido são limpos e substituídos por novos conjuntos para cada voo.

MÁSCARAS

Cada passageiro deve levar as usas próprias máscaras, e elas podem ser cirúrgicas, tradicionais ou artesanais; não há ainda uma exigência sobre o tipo exato de máscara a usar,  contudo, as máscaras devem obrigatoriamente cobrir boca e nariz por completo. Fique sempre atento aos comunicados de sua cia aérea para atualizações.

Por exemplo, há algumas cias que já pensam em adotar o uso obrigatório do face shield  e outras cias que estão distribuindo no embarque, a todos os passageiros, máscaras de uso único, dentro de um kit de higiene que também contém luvas e gel desinfetante. A Qatar, por exemplo, está oferecendo tanto a face shield como o kit de higiene a todos os seus passageiros.

HIGIENIZAÇÃO

Na Turkish Airlines todos os itens utilizados durante as refeições são desinfetados, além do processo de lavagem regular, além de que todos os cobertores, lençóis, capas do encosto de cabeça e fones de ouvido são limpos e substituídos por novos conjuntos para cada voo. Na Lufthansa Group, as superfícies das aeronaves são sempre limpas entre os voos e se houver suspeita de uma doença altamente contagiosa, a desinfecção especial da aeronave é obrigatória.

CHECK-IN

A preferência é que todos possam realizar o check-in antecipadamente, feitos por meio dos sites ou apps das cias aéreas. Contudo, as operações realizadas nos aeroportos também se mantém e, nestes casos, é necessário sempre manter uma distância segura de ao menos 1 metro, além do uso obrigatório de máscaras.

Entre funcionários e passageiros há, em algumas cias, barreiras protetivas para deixar mais segura e tranquila a ação da mostra/entrega de passaporte, documentos e bagagem.

Em conclusão, falta falarmos de quando há a necessidade de utilizar ônibus para se locomover até a aeronave. Nestes casos há um limite máximo de pessoas a serem transportadas e, em algumas cias há a verificação de temperatura por dispositivos infravermelhos e sem contato.

Finalmente, os passageiros que forem considerados inelegíveis para viajar terão seus voos remarcados sem custo e podem ser orientados a obter autorização médica para seguir viagem.

Quer saber mais informações de como planejar sua viagem e conhecer exatamente quais as medidas de segurança para viajar tranquilo? Clique aqui e fale conosco. Será um prazer fazer este trabalho para você.


COMENTÁRIOS

Você pretende viajar nos próximos meses? Deixe sua resposta nos comentários e conte conosco para obter mais informações.


Desejamos que faça, sempre, uma boa viagem!