Planejamento da Viagem

A etapa de Planejamento da viagem forma toda a estrutura necessária para que você aproveite ao máximo a sua viagem.
Quanto mais cedo você começa a planejar, mais estruturado fica o seu projeto de viagem! 

Em breve faremos o lançamento do episódio sobre Planejamento para que você possa começar o quanto antes a sonhar com o seu próximo destino.

Seja um expert e saiba como planejar uma viagem inesquecível.
Selecionamos abaixo algumas dicas que irão te ajudar a criar um excelente planejamento do seu próximo destino e se transformar cada vez mais num viajante independente.

Como fazer um planejamento de viagem?

Você tem vontade de viajar, mas não sabe por onde começar ou sente que não faz ideia de como se planejar para fazer uma viagem de sonhos? Abaixo vamos lhe apresentar um guia cheio de dicas para que sua próxima viagem seja um sonho!

Aqui você aprenderá a iniciar seu planejamento de viagem e terá dicas incríveis para montar uma estrutura imbatível para qualquer destino. Também apresentaremos algumas ferramentas eficientes para te ajudar nesta tarefa. Vamos começar?

O que é o planejamento de viagem?

O planejamento de viagem nada mais é do que iniciar a estrutura, o roteiro básico do que você precisa fazer para elaborar um plano ideal para a sua próxima viagem. Em outras palavras: no planejamento você define para onde ir, quando ir, por quanto tempo e entre outras coisas, qual o investimento será necessário ou quanto deseja gastar nessa viagem – seu orçamento.

Itens fundamentais do seu planejamento:

  • qual vai ser o seu destino;
  • qual será o período da viagem – data de ida e volta;
  • qual será o orçamento inicial.

Qual o seu perfil de viajante?

Um bom planejamento também aborda como será o estilo da sua viagem, de que forma você vai transitar pelo seu destino e, em muitos casos, de que forma você pode aproveitar ao máximo seu destino gastando menos.

Assim, antes de começar a planejar é importante refletir a respeito de seu perfil de viajante:

  • que tipo de viajante você é?
  • você prefere ter tudo planejado ou prefere a flexibilidade do dia a dia da viagem?
  • faz questão de conforto ou não se importa com a simplicidade desde que consiga uma boa economia?
  • Para iniciar um planejamento incrível responda estas questões fundamentais:

    1. para onde eu gostaria de ir? 

    A definição de seu destino é o primeiro passo no planejamento.
    O seu sonho é visitar uma cidade específica, uma região, um país ou um grupo de países?

    O planejamento de uma viagem para a Europa, por exemplo, pode ser construído para englobar diferentes países e regiões, como o Leste Europeu, ou pode ainda ser dedicado a visitar capitais clássicas como Paris, Londres e Amsterdam dentre inúmeras possibilidades. Você pode ainda optar por fazer uma slow travel e conhecer detalhadamente apenas uma cidade como Roma … Aqui o passo principal é realmente determinar qual é o destino que você quer vivenciar em sua próxima viagem.

    Mas lembre? independente de qual seja o seu destino, o bom planejamento tornará a sua visita para um país, vários países, uma região ou até para um continente inteiro algo muito mais simples. E isto acontece porque aqui você deve pensar:

    • qual será o tempo ideal para curtir este destino?
    • o que eu gostaria de conhecer e visitar?
    • qual a melhor época do ano para viajar?
    • como eu quero que seja o estilo desta viagem?
    • qual o orçamento para este destino?
    • 2. quando eu pretendo viajar?

      Saber as características do seu destino ao longo dos meses é muito importante, pois esses detalhes podem fazer você reconsiderá-lo ou, ainda, rever o período de sua viagem.

      Como exemplo eu cito que se o seu sonho é viajar para Gramado; você poderá ir em qualquer época do ano, entretanto se você deseja curtir a fantástica experiência do Natal Luz, o ideal é se programar para viajar entre outubro e janeiro.
      Assim, é importante e necessário ficar muito atento se o seu anseio de experiência está compreendido na alta temporada – o que significa preços mais altos e lugares mais cheios.

      Se o seu sonho é apreciar a aurora boreal deve considerar visitar países como Suécia, Finlândia, Noruega ou Islândia entre os meses de outubro e fevereiro – e estar ciente que vai encarar o frio extremo por conta do clima nesta época.

      Conhecer o calendário local é, portanto, fundamental seja pela questão do clima ou de festas sazonais. Neste caso, grandes eventos costumam atrair mais turistas, influenciando nos valores e na disponibilidade de hospedagem e transporte.

    • 3. quanto tempo eu tenho disponível?

      Definir o tempo que você tem para ficar no destino é uma informação importante pois vai definir o ritmo da sua viagem, a flexibilidade que poderá ter o seu planejamento e quantos lugares a mais você poderá conhecer.

      Um roteiro de viagem para O Velho Oeste Americano, por exemplo, que inclua as principais atrações da região, pode ser planejado para uma semana ou por um mês. O primeiro pedirá um ritmo mais acelerado, e você não deverá ir muito além de Grand Canyon e cidades como Flagstaff e Williams; já a segunda opção lhe permitirá conhecer com mais tranquilidade uma série de parques da região e lhe deixará explorar experiencias únicas no Monument Valley, Zion National Park e Antelope Canyon, por exemplo.

      Quanto mais lento for o ritmo da sua viagem, mais tempo você terá para curtir as atrações com calma, descobrir locais especiais e que não constam nos guias turísticos. Com mais tempo, você tem mais oportunidades para enriquecer ainda mais a sua experiência de viagem.

4. qual o meu orçamento?

Ao realizar o seu planejamento de viagem você poderá perceber que o destino dos seus sonhos pode virar um pesadelo na hora de pagar a fatura do cartão de crédito. Exatamente por este motivo é muito importante que você defina o quanto pode ou quanto está disposto a gastar com a viagem.  Será a partir desta definição que você passará a adequar também todas as suas expectativas e possibilidades de viagem.

Ao viajar para Las Vegas, por exemplo, você perceberá que é muito importante consultar o calendário de eventos da cidade no período previsto para sua viagem. Isto porque quanto maior o numero de eventos e feiras que ocorrerão na época da sua viagem, menor a disponibilidade e mais caras as tarifas ficarão. Entretanto, se o seu objetivo é curtir um evento ou feria específicos, talvez valha a pena se programar para gastar mais e ter essa experiência tão especial.

Saiba que quanto menos recursos você tiver reservado, mais importante se torna um bom planejamento.

E por onde eu começo a planejar?

Você pode começar seguindo os passos que elegemos acima e as perguntas mais importantes para iniciar o seu planejamento são:

  1. Que tipo de viajante você é?
  2. Para onde você gostaria de ir?
  3. Quando você pretende viajar?
  4. Por quanto tempo você pretende viajar?
  5. O que eu gostaria de visitar no destino?
  6. Qual é orçamento para a viagem?

Com base nestas informações você começa a pesquisar o seu destino para obter o máximo de informações possíveis e dá o primeiro passo para definir como será o seu roteiro. Recomendamos que use e abuse da tecnologia para montar sua agenda, lembre de manter flexibilidade para adaptar algum tempo livre e quais as melhores formas de locomoção do local.
A fase de planejamento é uma delícia de se viver.
Mergulhe nesta aventura e ficará muito mais fácil iniciar a etapa de emissão dos itens da sua viagem.

Gostou das nossas dicas?

Para mais informações, acompanhe os nossos canais no Instagram e Youtube.